quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Conhecimento filosófico

O conhecimento filosófico tem por origem a capacidade de reflexão do homem e por instrumento exclusivo do raciocínio. Como a Ciência não é suficiente para explicar o sentido geral do universo, o homem tenta essa explicação através da Filosofia. Filosofando, ele ultrapassa os limites da Ciência  delimitado pela necessidade da comprovação concreta para compreender ou interpretar a realidade em sua totalidade. Mediante a Filosofia estabelecemos uma concepção geral do mundo.

 É um modo de pensar, é uma postura diante do mundo, não é um conjunto de conhecimentos prontos, um sistema acabado, fechado em si mesmo. Ela é, antes de mais nada, uma prática de vida que procura pensar os acontecimentos além de sua pura aparência. Assim, ela pode se voltar para qualquer objeto. Pode pensar a ciência, seus valores, seus métodos, seus mitos; pode pensar a religião; pode pensar a arte; pode pensar o próprio homem em sua vida cotidiana. Uma história de quadrinhos ou uma canção popular podem ser objeto da reflexão filosófica.

A filosofia é um jogo irreverente que parte do que existe, critica, coloca em dúvida, faz perguntas inoportunas, abre a porta das possibilidades, faz-nos entrever outros mundos e outros modos de compreender o mundo.







                                                                                                           Naiara Araújo

6 comentários:

  1. O conhecimento filosófico é tudo aquilo que a ciência não explica, /por enquanto.
    Ele indaga e o conheciemnto ciêntifico responde /quando possível !

    ResponderExcluir
  2. O conhecimento filosófico busca a verdade , saber o porquê de tudo o que existe...pode ser perigoso para a economia , politica, ciência pois vem a desmascarar sua reais intenções , nem sempre éticas...*--*
    Naiara Cristina Araújo

    ResponderExcluir
  3. a filosofia e criada apartir das atitudes dos pensamentos das coisas em que falamos. Nós pensamos logo refletimos, uma pessoa sem filosofia ñ e ninguém pois ñ ira saber respeitar o proximo, nem agir de uma certa forma nos momentos dificeis.

    ResponderExcluir
  4. A Gabriella também não sabe da existência das letras maiúsculas, e muito menos dos acentos.

    ResponderExcluir
  5. Esse pensamento é racional e tem como objetivo a busca da verdade. Ele é sistemático e procura a raiz das coisas, usando o rigor lógico. O conhecimento filosófico busca os "porquês" de
    tudo o que existe.

    ResponderExcluir